14 de abril de 2012

O comportamento de um católico na missa




Como já devemos saber a Missa é a celebração mais importante para nós católicos, pois nela relembramos a entrega de amor de Cristo por nós e ficamos diante dele mesmo na Eucaristia. Por tudo isso é mais do que necessário que tenhamos a consciência de nossas atitudes e escolhas relacionadas a missa.
O católico deve começar sua preparação desde casa escolhendo bem a roupa e se asseando para a missa. As meninas devem tomar cuidado com o tamanho das roupas, pois ir a missa não é mesma coisa de ir à praça, então não é com a roupa de ir à praça que se devi ir a missa. Para os meninos a mesma coisa, nada de ir a Missa de bermuda, ao não ser por alguma necessidade especial.
Outro ponto da preparação antecipada para a Missa é estar em paz consigo e com os outros (Mt 5, 23-25), pois não é possível entrar em comunhão com Deus se não estamos em união com o seu corpo que é a comunidade.
Chegando a Igreja, na hora correta é claro, o Cristão deve entender que está na casa do Senhor e a sua atenção deve esta voltada para este grande anfitrião, que nos recebe e acolhe, por isso devemos evitar a conversa desde antes do inicio da celebração e se queremos ou precisamos falar algo com alguém vamos para fora do Templo. Esse silêncio deve prevalecer até o fim da Celebração Eucarística. Devemos demonstrar nosso respeito a Jesus durante a Celebração (Ex 3,1-8), principalmente durante o evangelho e a consagração.
Na nossa oração durante a Missa devemos ter sempre um sentimento de arrependimento e de humildade para que recebamos as graças provenientes do doce sacrifício de Cristo (Lc 18,9-14), pois para Deus não importa o tamanho do pecado e sim o do nosso arrependimento.
Outra coisa importante é que devemos ir para a Celebração Litúrgica para rezar e não para olhar a vida dos outros ou com que roupa aquela moça foi, este é um erro que muitos cometem constantemente.
Dessa maneira conseguiremos compreender o mistério eucarístico celebrado na Missa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário