14 de abril de 2012

O comportamento de um católico na missa




Como já devemos saber a Missa é a celebração mais importante para nós católicos, pois nela relembramos a entrega de amor de Cristo por nós e ficamos diante dele mesmo na Eucaristia. Por tudo isso é mais do que necessário que tenhamos a consciência de nossas atitudes e escolhas relacionadas a missa.
O católico deve começar sua preparação desde casa escolhendo bem a roupa e se asseando para a missa. As meninas devem tomar cuidado com o tamanho das roupas, pois ir a missa não é mesma coisa de ir à praça, então não é com a roupa de ir à praça que se devi ir a missa. Para os meninos a mesma coisa, nada de ir a Missa de bermuda, ao não ser por alguma necessidade especial.
Outro ponto da preparação antecipada para a Missa é estar em paz consigo e com os outros (Mt 5, 23-25), pois não é possível entrar em comunhão com Deus se não estamos em união com o seu corpo que é a comunidade.
Chegando a Igreja, na hora correta é claro, o Cristão deve entender que está na casa do Senhor e a sua atenção deve esta voltada para este grande anfitrião, que nos recebe e acolhe, por isso devemos evitar a conversa desde antes do inicio da celebração e se queremos ou precisamos falar algo com alguém vamos para fora do Templo. Esse silêncio deve prevalecer até o fim da Celebração Eucarística. Devemos demonstrar nosso respeito a Jesus durante a Celebração (Ex 3,1-8), principalmente durante o evangelho e a consagração.
Na nossa oração durante a Missa devemos ter sempre um sentimento de arrependimento e de humildade para que recebamos as graças provenientes do doce sacrifício de Cristo (Lc 18,9-14), pois para Deus não importa o tamanho do pecado e sim o do nosso arrependimento.
Outra coisa importante é que devemos ir para a Celebração Litúrgica para rezar e não para olhar a vida dos outros ou com que roupa aquela moça foi, este é um erro que muitos cometem constantemente.
Dessa maneira conseguiremos compreender o mistério eucarístico celebrado na Missa!

16 de março de 2012

O Espaço na Liturgia




     Estudaremos agora o espaço destinado as Celebrações Litúrgicas. Faremos isso sob luz da Instrução Geral Sobre o Missal Romano (IGSMR). É necessário que quem preste o Sagrado Serviço do Altar conheça esse espaço para que melhor desempenhe sua função.

     O Espaço Litúrgico esta disposto da seguinte maneira:


      I.            Presbitério

O Presbitério é o espaço Litúrgico destinado à realização de praticamente todos os Ritos Sagrados. Este espaço deve ser um pouco mais elevado do que o espaço da Assembleia, porém não pode parecer um espaço a parte ou distante deste. Além disso, deve possibilitar uma boa locomoção aos ministros.

O presbitério é o lugar, onde se encontra localizado o altar, é proclamada a palavra de Deus, e o sacerdote, o diácono e os demais ministros exercem o seu ministério. Convém que se distinga do todo da igreja por alguma elevação, ou por especial estrutura e ornato. Seja bastante amplo para que a celebração da Eucaristia se desenrole comodamente e possa ser vista por todos. (IGSMR-295)

10 de março de 2012

Particularidades Litúrgicas da Quaresma


    Como já devemos saber a Quaresma é a parte do Ano Litúrgico em que visamos preparar a grande Solenidade da “Pascoa do Senhor”. Usa-se durante esse tempo a cor litúrgica Roxa. Esse tempo é marcado por três grandes pilares: a Oração, a Penitência e a Caridade.
     A Quaresma tem inicio na Quarta-feira de Cinzas e só acaba na Quinta-feira Santa, completando assim 40 dias sem contar os Domingos.
     Nesse Tempo destacam-se algumas Celebrações e nas Missas dessa época também pode-se notar algumas diferenças. É justamente estes aspectos que estudaremos agora.

Quarta-Feira de Cinzas

     No dia que dá inicio ao tempo Quaresmal existem algumas peculiaridades na liturgia. Vejamos quais são elas:

2 de março de 2012

Funções Litúrgicas exercidas por Acólitos ou ancilas





        Existem várias funções que um acólito ou ancila pode exercer em uma celebração, vejamos:

     Cruciferário: É o Acólito ou ancila que leva a cruz processional nas procissões. Quando não se usar incenso o Cruciferário puxará a procissão de entrada.                                             Se houver uma cruz sobre o altar, o Cruciferário (a) deve guardar a cruz processional na sacristia, se não houver, a cruz deve permanecer no presbitério (onde houver lugar apropriado).

     Ceriferário ou ceroferário: É o Acólito ou Ancila que carrega a vela durante a celebração. Quando as velas vão na procissão de entrada, os Ceriferários são os primeiros. O jeito correto dos Ceriferários segurarem a vela é o seguinte: Quem está no lado direito, põe a mão esquerda embaixo do castiçal e com a direita o segura no meio. Quem vai do lado esquerdo põe a mão direita embaixo do castiçal e o segura com a mão esquerda.  

     Turiferário: É aquele que leva o turibulo na celebração litúrgica. O turibulo deve ser levado nas procissões na mão direita, com a corrente que o abre presa ao polegar e a outra no dedo mínimo, balançando para frente e para trás, a mão livre deve ficar junto ao peito.               
     O turibulo tem o formato de coração e simboliza o coração humano que leva sua oração até Deus. Vejamos tambem o que diz o MR sobre o incenso:

Politica de Privacidade

Politica de Privacidade

Os dados de sua localidade podem ser rastreados através de seus cookies, por sistemas de análises como o Google Analytics, Histats, etc.
Na medida do possível tentarei responder as dúvidas e comentarios de todos os leitores enviados ao blog e também ao meu e-mail.

Ao usar a página de contato para enviar-nos um e-mail, não o armazenaremos em nenhuma lista, ou o revelaremos para qualquer pessoa.

Os comentários são públicos, e podemos citá-los em qualquer um de nossos artigos, sem a prévia permissão do seu autor.

Seu comentário esta sujeito a aprovação antes de ser publicado.

Caso não queira que nossos sistemas de análises rastreie seus dados, basta desabilitar os cookies de seu navegador.
Qualquer outra dúvida referente a sua privacidade neste blog, sinta-se a vontade para contatar-nos pela nossa página de contatos.

2 de janeiro de 2012

O Valor da Missa

   


             A missa é a celebração na qual recordamos a entrega de Jesus pela humanidade. Etimologicamente, a palavra Missa significa, no latim, despedida. Segundo o Missal Romano a Missa deve “ser o centro de toda a vida cristã tanto para a Igreja universal como também para cada um dos fiéis” (IGSMR nº16). Esta celebração é ainda a maior e mais importante oração para o Católico.

             É triste saber que ainda hoje muitos Católicos desconhecem o verdadeiro valor desta grandiosa Ação de Graças. Muitas pessoas vão a Missa apenas por um costume originado na infância, outras participam distraidamente desta celebração.

             Nós temos como missão mudar essa situação! E é através do conhecimento que podemos começar, por isso iremos estudar cada parte desta celebração.