A palavra Liturgia vem do Grego λειτουργία que significa oficio do povo. No ambito religioso ja teve alguns siginificados diferentes do atual, por exemplo, na chamada Bíblia dos Setenta (LXX), tradução grega das Sagradas Escrituras, o vocábulo "liturgia" é utilizado para designar somente os ofícios religiosos realizados pelos sacerdotes levíticos no Templo de Jerusalém.
Hoje, liturgia identifica a “Ação do povo para expressar sua fé e adoração a Deus”. E essas ações tem sua origem nos cultos Biblicos do AT, nas reuniões do povo tirado do Egito no monte Sinai ( Ex 19, 14-22 ), nas três grandes festas do povo de Deus ( Ex 23, 14-19), a remoção da Arca da Aliança para a tenda que Davi construiu ( ICr 15 ) e todo livro dos Salmos.
A liturgia católica abrange tambem o culto prestado a Maria e aos Santos, o que faz surgir Três cultos distintos: a Dulia, a Hiperdulia e a Latria.
No cristianismo, Dulia (do grego δουλεια, "douleuo" que significa "honrar"), é um termo teológico que significa a honra o e culto de veneração devotado aos santos.
Hiperdulia (do grego υπερδουλεια) é um termo teológico utilizado pela Igreja Católica e Ortodoxa que significa a honra e o culto de veneração especial devotado a Nossa Senhora.
Este culto aos Santos e à Nossa Senhora é feito através da liturgia, que é o culto oficial e obrigatório da Igreja Católica, e também, em maior intensidade, através da piedade popular, que é o culto católico privado. A própria Bíblia oferece exemplos de intercessão (Jer 15, 1), veneração (Josué 7, 6) e confecção de imagens (Ex 25,18-19), e nega que esta prática tenha qualquer relação com a idolatria.
Do grego (λατρεια, "latreuo" que significa "adorar"), latria é um termo teológico utilizado pelas Igrejas Católica e Ortodoxa que significa o culto de adoração devida e dada somente a Deus, ou seja, à Santíssima Trindade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário